Quem sou eu

Minha foto
Coach com formação reconhecida pela European Coaching Association, Behavioral Coaching Institute, Global Coaching Community e International Assication of Coaching, graduado em Processos Gerenciais e graduando em Psicologia. Co-autor do livro “’Coaching para alta performance e excelência na vida pessoal.” Atuou em empresas como Itautec, SESI e Connex. Presta consultorias e palestras com foco em Coaching de Carreira e Coaching Financeiro.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Estaleiro OSX X Eleições


O que tem a ver as eleições presidenciais e a instalação no estaleiro OSX em Biguaçú? Não se enganem que essa é uma decisão puramente técnica, onde vai contar o parecer de institutos como FLORAM, ICMBIO, ou ainda, todas as manifestações e audiências públicas realizadas. Essa é uma decisão puramente política e não passa pelo crivo da opinião da nossa sociedade, a despeito dos nossos esforços, seja de qual lado for, a favor ou contra. Mais uma vez, o esforço dos ambientalistas, o esforço dos empresários, a opinião dos moradores, servirão apenas de respaldo para a decisão que ainda será tomada, como uma espécie de boa desculpa, independente de qual for. A única possibilidade de vermos esse estaleiro instalado em terras catarinenses é a eleição de Serra, pois caso Dilma seja eleita ele vai mesmo para o Rio de Janeiro, pelo simples fato de quem apóia quem nessa corrida presidencial. Há muito tempo deixamos de valer nossa opinião nas decisões políticas do nosso país, quando abrimos mão da ética e de um projeto para o Brasil, em favor do "toma lá, da cá" e dos pequenos favores em troca de votos. Está mais do que na hora de fazer valer nosso grito, para que seja realmente levado em consideração e que não sirva apenas de apetrecho para político respaldar seus desmandos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha, o texto é muito bem escrito e de fato descreve o que realmente ocorre... o que vale nesse mundo perverso é a vontade de politicos/empresários inexcrupulosos, que ignoram a necessidade e vontade da população local e passam por cima com seu rolo compressor sob título de "progresso" "desenvolvimento" "geração de empregos"... mascarando a real vocação do local onde hj mais de 12mil emopregos diretos e indiretos já existem e serão detonados caso o projeto OSX venha a se instalar ali. Isto está mais do que claro qdo se analisa o EIA/RIMA (cheio de omissões, erros básicos, tendencionismo, etc) e outros estudos independentes sobre o local e o estaleiro. Porém ao afirmar "A única possibilidade de vermos esse estaleiro instalado em terras catarinenses é a eleição de Serra, pois caso Dilma seja eleita ele vai mesmo para o Rio de Janeiro" vc se perde, a candidata Dilma já declarou publicamente o apoio total à instalação do estaleiro OSX na baia norte de SC. Inclusive sua "braço direto" no estado, Ideli Salvatti foi a maior defensora do projeto, pedindo inclusive, publicamente a cabeça de servidor do ICMBio, no que foi prontamente atendida. O Estaleiro OSX pertence ao Sr. Eike Batista, que não por acaso multiplicou repentinamente sua fortuna nestes últimos 6 anos, tb não por acaso no governo do PT. Ele que generosamente distribuiu seus milhoes para a campanha do Serra,sim, mas também para a campanha da Sra. Dilma, bem como arrematou o terno do Lula por meio milhao de reais, num ato de "caridade"... entao caro colega... a probabilidade deste estaleiro ficar em SC não nos preocupa, e seria mesmo muito bom, o problema reside infinitamente no LOCAL escolhido pelo Sr. Eike que bate o pé e bate o pé que quer porque quer ali... e vc acha que a Sra. Dilma ao ser eleita não fara a vontade de seu fiel financiador?!

Renato Rocha disse...

Obrigado pelo comentáriio, mas primeiro gostaria de esclarecer que no artigo não tenho interesse em expor minha posição favorável a um ou outro candidato, aliás diga-se de passagem, ainda nem define meu voto, me refiro que pesará na decisão o fator Colombo x Cabral, os governadores eleitos de SC e RJ. Esse é um investimento que qualquer político gostaria de tê-lo em suas terras, por isso a guerra ainda vai ser grande.