Quem sou eu

Minha foto
Coach com formação reconhecida pela European Coaching Association, Behavioral Coaching Institute, Global Coaching Community e International Assication of Coaching, graduado em Processos Gerenciais e graduando em Psicologia. Co-autor do livro “’Coaching para alta performance e excelência na vida pessoal.” Atuou em empresas como Itautec, SESI e Connex. Presta consultorias e palestras com foco em Coaching de Carreira e Coaching Financeiro.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

"Política e Religião não se discute."

Infelizmente no Brasil fomos convencidos dia-a-dia de que não devemos discutir política. O famoso ditado popular que nos enfiam guela abaixo todo santo dia, colocando de modo inapropriado a política ao lado da religião, como se ambas dependessem da fé e como se fossem as duas isentas de julgamento lógico, criou uma nação de analfabetos políticos incapazes de discutir política. Senhoras e senhores não se sintam ofendidos, pois também me incluo nessa definição. Diariamente reclamamos do peso da carga tributária, do transporte urbano, do caos urbano, das condições das estradas, do péssimo atendimento da saúde, do nível da educação, etc, etc, etc. Porém, não somos capazes de discutir soluções, questionar governates, interpelar políticos. Nos calamos e nos retiramos do debate, tão logo um "político" com mais traquejo e melhor oratória entra em cena. Isso é evidente em tempos de eleições, reclamamos a vida toda dos mesmos problemas e elegemos os mesmos problemas a vida toda. Sempre os mesmo políticos nos governam e essa é a prova mais clara da nossa ignorância política e incapacidade de sustentar nossos argumentos políticos.
A viviência e o debate diário, forjam argumentos e nutrem nossa experiência, por isso, não podemos nos furtar do direito de sempre e a todo momento refletir sobre a política, sobre os políticos e sobre os partidos políticos. Questionar, buscar informação e principalmente compartilhar informação, enfim, é no dia-a-dia que se constrói a inteligência política, assim como construimos nossa formação acadêmica e nossa experiência profissional, praticando e buscando informação diariamente. Somente assim, sairemos do nível de reclamadores políticos, para um nível acima, de debatedores políticos, pessoas conscientes e responsáveis por seu próprio futuro.

Nenhum comentário: